Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Inglês
-
29/8/2023

4 maneiras de (realmente) aprender o verbo To be

O verbo to be é um dos elementos fundamentais da língua inglesa. Trata-se de uma das etapas mais básicas e também mais importantes do estudo do idioma. Aprender a conjugar o verbo to be com tranquilidade irá ajudá-lo no decorrer do seu estudo, a medida que você avança do básico ao intermediário.



School House Rock Television GIF

1. O que é o verbo to be


Primeiramente, é preciso compreender o verbo to be. Esse verbo em inglês equivale a dois verbos em português: o ser e o estar; ou seja, você utilizará o verbo to be em praticamente todas as situações em que normalmente você utilizaria ser ou estar em português. 


Quando nos deparamos com o verbo to be pela primeira vez, pode causar certa estranheza pensar que um verbo pode substituir dois, mas na verdade é muito simples. Em inglês você pode utilizar o verbo to be tanto nas situações em que você quer dizer que alguém ou algo é, quanto nas  situações em que você precisa dizer que alguém ou algo está


Para entender melhor observe estes exemplos. O verbo to be com o sentido de ser:

He is a good guy / Ele é um cara legal;

It is a spoon / Isto é uma colher.


O verbo to be com o sentido de estar:

She is at home / Ela está em casa;

He was here / Ele estava aqui.


2. O verbo to be muda de acordo com o pronome


O verbo to be varia vai adquirir formas diferentes de acordo com o pronome ao qual ele está conjugado. No Simple Present (presente simples) o verbo to be é utilizado desta forma:


I am - Eu sou/estou

You are - Você é/está

He/she/it is - Ele/ela/ele e ela (coisas e animais) é/está

We are - Nós somos/estamos

You are - Vocês são/estão

They are - Eles são/estão


3. O verbo to be muda de acordo com o tempo verbal


A princípio, é normal demorar um pouco para assimilar e aprender as conjugações dos verbos em inglês. No entanto, isso também acontece no português. Na verdade, as conjugações na língua portuguesa são até mais variadas e complexas.


O segredo não é decorar. O caminho natural no aprendizado de uma língua é o mesmo que fazemos na nossa língua nativa, ou seja, ouvir muito, aprender palavras e expressões novas e compreender grande parte do que é dito antes de falar ou escrever. 


É normal que, no início, você se esforce para memorizar as conjugações do verbo to be, mas não fique frustrado se errar (e muito!) nas primeiras vezes. Com o passar to tempo, você não precisará fazer esforço algum, as palavras virão naturalmente. 


Em nosso e-book Inglês do jeito certo (para você): aprenda a aprender um novo idioma compartilhamos algumas técnicas valiosas para acelerar esse processo e aprender inglês mais rápido.


No Simple Past (passado simples) as formas do verbo to be serão was e were:


I was – Eu era/estava

You were – Você era/estava

He/she/It was – Ele/ela/ele e ela (coisas e animais) era/estava

We were – Nós éramos/estávamos

You were – Vocês eram/estavam

They were – Eles eram/estavam


Como pode perceber, não é assim tão complicado. Quando no presente utilizamos am e is, no passado utilizamos was. Quando no presente utilizamos are, no passado utilizamos were. 


No Simple Future (futuro simples), a conjugação do verbo to be é ainda mais simples. Basta utilizar will be, independentemente do sujeito:


I will be – Eu serei/estarei

You will be – Você será/estará

He/she/it will be – Ele/ela/Ele e ela (coisas e animais) será/estará

We will be – Nós seremos/estaremos

You will be – Vocês serão/estarão

They will be – Eles serão/estarão


4. As contrações do verbo to be


Em uma conversa informal, o mais comum é utilizarmos o presente do verbo to be na forma abreviada. Nesses casos ele será pronunciado e escrito junto com o pronome.


I am – I’m

You are – You’re

He is – He’s

She is – She’s

It is – It’s

We are – We’re

You are – You’re

They are – They’re


A contração do verbo to be também acontece no Simple Future:


I will be – I’ll be

You will be – You’ll be

He will be – He’ll be

She will be – She’ll be

It will be – It’ll be

We will be – We’ll be

You will be – You’ll be

They will be – They’ll be


A medida que você aprende o inglês, vai se deparar com o verbo to be várias e várias vezes! Como dissemos, ele é um dos verbos principais! Portanto, não se preocupe em decorar. Ao contrário, concentre-se em ouvir mais músicas em inglês, assistir seriados e ver filmes. Comece por conteúdos mais simples, nos quais os interlocutores falam devagar. Procure identificar o verbo to be a medida que escuta materiais em inglês, seja no uso formal do verbo ou na forma abreviada. 


Esperamos que você alcance a fluência que tanto deseja. Saber inglês tornou-se indispensável para quem deseja ter sucesso profissional ou para quem deseja expandir os horizontes do conhecimento. O Instituto Stephanie Lich está a disposição para esclarecer dúvidas e ajudá-lo nesse caminho enriquecedor, por meio de aulas presenciais ou virtuais, individuais ou em grupo.


Posts Relacionados