Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Inglês
-
29/8/2023

A hegemonia incomparável do inglês

Quando pensamos em países que falam inglês, os principais nomes são obviamente Inglaterra, terra natal do idioma e Estados Unidos, o país falante de inglês mais influente no cenário mundial. Alguns podem citar também Austrália e Canadá, que também são países grandes e influentes. O Reino Unido hoje reconhece dezessete países como de língua majoritariamente inglesa, não contando Escócia, Irlanda e Inglaterra, nem países onde o inglês não é o idioma primário, como é o caso em vários países africanos, como Nigéria, Serra Leoa e África do Sul. Os países que usam inglês como idioma primário são: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Dominica, Granada, Guiana Inglesa, Jamaica, Malta, Nova Zelândia, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago e Estados Unidos.

Como o inglês se tornou o idioma do mundo

O inglês se espalhou pelo mundo através das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI e a posterior consolidação do Colonialismo, focado fortemente nas Américas e na África. Enquanto os recursos naturais dessas terras, então consideradas selvagens e sem dono, eram enviados para a Europa, logo nasceu a necessidade de se comunicar com outras culturas. Não apenas com os nativos, mas também com embarcações de nações europeias que também se lançavam ao mar às dezenas.

Hoje, muitos dos países que um dia foram colônias, herdaram os idiomas de seus colonizadores. É por isso que em vários países da África o inglês é um idioma secundário, o que pode parecer trivial, mas que com certeza ajudou muitos executivos em viagem até lá. E não só os executivos podem ser ajudados nesse sentido, milhões de turistas do mundo inteiro visitam os muitos pontos turísticos de África anualmente e, seja para se comunicar com os guias, com prestadores de serviços ou mesmo outros turistas, o inglês é o idioma que une todos eles.

Turismo

Em 2020, dos dez países mais visitados no mundo, apenas Estados Unidos e Reino Unido são falantes de inglês, ainda assim o idioma preferido pelos turistas é o inglês, justamente por sua universalidade e a praticidade de poder ser usado em qualquer destino do mundo.

Talvez por sua gramática relativamente fácil, ou até mesmo pela influência mundial que os países falantes exercem, hoje pode-se afirmar sem sombra de dúvida que o inglês está consolidado como a língua mais difundida do planeta, unindo pessoas de todas as nacionalidades sob um só idioma. E você, já pensou em aprender inglês? Ainda dá tempo!



Posts Relacionados