Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Inglês
-
29/8/2023

Como ser educado em inglês parte 1

O inglês é em si um idioma simples, ainda assim existem diversas pequenas nuances na língua que podem tornar uma frase simples, que em português não seria de grande impacto, em uma gafe social. É importante se atentar para esses pequenos detalhes principalmente em situações formais, ou então quando falamos com nativos Ingleses ou Canadenses, mundialmente famosos pela sua boa educação.

Essas expressões são úteis para todos os aprendizes de inglês porque isso mostra que, além de adquirir fluência, você também está encontrando meios de se comunicar sendo amigável. Veremos então maneiras educadas de pedir algo em inglês e falar com alguém. Os ingleses e canadenses, por exemplo, são povos conhecidos por sua educação. Para pessoas assim, dependendo da maneira como você falar, pode parecer que você está agindo de maneira rude – mesmo que não seja essa sua intenção. A seguir você confere algumas expressões que serão muito úteis para que você se comunique de maneira mais gentil:


1. Um erro muito comum entre aprendizes de inglês é perguntar “What?” (“O quê?”) quando não compreendem algo em inglês. A expressão é rude e pouco utilizada nesse contexto.

Ela é utilizada em outras situações e geralmente entre pessoas muito próximas e que já se conhecem há bastante tempo para entender a entonação e maneira como algo está sendo dito. Na verdade, o ideal é utilizar “Sorry?”, para que a pessoa repita o que foi dito sem se ofender.

Portanto, em vez de  “What?” (“O quê?”) use “Sorry? Could you repeat that please?” (Desculpe-me, você poderia repetir, por favor?).

2. Uma expressão que pode soar rude e muito direta é “I want” (Eu quero). O verbo querer é um dos mais utilizados em língua inglesa mas dependendo da maneira como você disser sua frase, pode soar um pouco mal educado, principalmente entre pessoas que você não conhece ou estão a trabalho, por exemplo. O ideal é substituir por “I would like” ou a forma contraída “I’d like”.

Em vez de “I want a hamburguer” (Eu quero um hambúrguer), tente “I would like a hamburguer” (Eu gostaria de um hambúrguer).

A primeira forma soa como uma exigência, enquanto a segunda é mais suave e educada.

3. Outra dica importante para soar mais educado em inglês é trocar imperativos por “could”. Ao invés de dar “ordens diretas”, você pode fazer sua solicitação utilizando o “could”, para ficar mais gentil. Acrescentar “please” ao pedido também é importante. Repare a diferença:

Open the door for me. (Forma grosseira)

Could you please open the door for me? (Forma gentil)

4. Ao fazer críticas, também é importante e necessário utilizar palavras gentis e educadas. Antes de dizer de maneira brusca e rude que algo não está bom por exemplo, ou negar uma ideia ou sugestão, utilize a expressão “I’m not sure” que vai dar a entender que você não está rejeitando o que a outra pessoa fez ou propôs e sim que não tem certeza se é uma boa. Observe:“That’s a bad idea!” Ficaria melhor sendo dito como “I’m not sure this is a good idea.”Ou ainda, em vez de “You are not doing it right.” uma opção melhor seria “I’m not sure this is the best way to complete this task.”E então, em seguida, explique os motivos e razões de sua crítica de forma clara e direta. O importante é não iniciar o diálogo dessa forma, para não soar rude ou pedante.

Posts Relacionados