Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Inglês
-
29/8/2023

Testes e certificados de inglês necessários para trabalhar

São muitos os testes e certificados em inglês existentes. Alguns deles são aceitos em todos os países de língua inglesa, outros são exclusivos de um determinado país. Enquanto alguns deles voltam-se especificamente para a área acadêmica, outros também medem as competências para o mercado de trabalho. É desses últimos que falaremos a seguir.


Oportunidades dentro e fora do Brasil

Para quem está pensando em procurar emprego fora do país, saber quais os testes de inglês necessários para trabalhar fora é fundamental. Mas certificar-se em inglês pode ser também um meio de disputar vagas dentro do Brasil, em multinacionais e outras empresas que possuem equipes e projetos internacionais.

Inclusive, ingressar em uma vaga como essa aqui no país pode ser um caminho para futuramente ocupar um cargo no exterior. Além disso, um funcionário capaz de fazer treinamentos online em inglês ou negociar com um fornecedor estrangeiro terá mais chances de ser reconhecido.

Vamos apresentar abaixo os principais testes e certificados de inglês necessários para trabalhar.


» IELTS (International English Language Testing System)

IELTS significa Sistema de Avaliação na Língua Inglesa Internacional. Trata-se de um teste amplamente reconhecido em todo o mundo, sendo uma dos certificados de língua inglesa mais renomados. Ele é realizado em mais de cem países!

O IELTS avalia quatro habilidades: escrita, leitura, conversação e compreensão auditiva. O teste é capaz de examinar tanto a capacidade de estudar, como a de trabalhar e viver num país de língua inglesa. Esse é um teste muito exigido por empregadores para certificar-se de que os candidatos são capazes de se comunicar bem em inglês. Além disso, é um certificado solicitado em muitos processos de visto para países de língua inglesa.

Há duas versões do teste. O IELTS Academic é voltado para a linguagem acadêmica. Já o ILETS General Training mede a habilidade de usar a língua inglesa para o trabalho e para o dia a dia. Há ainda uma variação do teste voltada especificamente para vistos para o Reino Unido, o IELTS for UKVI (United Kingdom Visas and Immigration).


» TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

TOEFL significa Teste de Inglês como Língua Estrangeira. O TOEFL mede tanto a capacidade de compreensão da língua inglesa quanto a de se expressar por meio dela. É um dos testes de inglês mais prestigiados e aceitos no mundo. 

No geral, o TOEFL é  muito solicitado no mundo acadêmico. Porém, desde 21 de agosto de 2021, existe uma versão desse teste bastante interessante para quem quer demonstrar, ao mesmo tempo, conhecimento acadêmico e capacidade de se comunicar bem em outros ambientes. É o TOEFL Essentials, que se divide em 50% de avaliação do inglês acadêmico e 50% de avaliação do inglês em geral.

Pode ser um certificado de inglês interessante para profissionais que precisam usar conceitos e estudos acadêmicos no ambiente trabalho. Entretanto, como esse é um teste novo, ainda não está muito claro se ele será amplamente aceito, como as versões tradicionais do TOEFL.


» TOEIC (Test of English for International Communication)

TOEIC significa Teste de Inglês para Comunicação Internacional. Entre os testes e certificados de inglês necessários para trabalhar, o TOEIC é um dos principais. É um dos mais solicitados para visto de trabalho em países de língua inglesa e algumas empresas multinacionais também solicitam o TOEIC para contratar estrangeiros.

As avaliações desse teste de inglês simulam situações do ambiente de trabalho e do mundo dos negócios. O modelo convencional é dividido em duas partes: compreensão auditiva e leitura. Mas também há uma versão que avalia a conversação e a escrita.


» BEC (Business English Certificates)

BEC significa Certificados de Inglês para Negócios. É um conjunto de três testes oferecidos pela Universidade de Cambridge. Cada um deles é voltado para um nível de proficiência no inglês. A Universidade de Cambridge oferece diversos certificados de língua inglesa, mas o BEC é voltado especificamente para o mundo do trabalho e é amplamente reconhecido nesse sentido.

Em geral, os testes de Cambridge voltados para o domínio do inglês são opções interessantes. Assim como o BEC, eles são divididos por nível de proficiência. Trata-se do FCE para nível intermediário, CAE para avançado e CPE para fluente.


» CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program)

CELPIP significa Programa de Índice de Proficiência na Língua Inglesa Canadense. Esse certificado de inglês para o Canadá é específico para quem deseja residir de forma permanente no país. Assim como outros, ele é dividido em quatro partes: leitura, escrita, conversação e compreensão auditiva. Entretanto, o CELPIP só é realizado no próprio Canadá.


» TIE (Test of Interactive English)

TIE significa Teste de Inglês Interativo e é um certificado de inglês próprio da Irlanda. Ele é bastante diferente dos demais, pois envolve uma preparação anterior à prova. O candidato deve ler um livro, assistir ou ler notícias e desenvolver um projeto do seu interesse. No dia do exame, as questões de fala e escrita se concentram em torno desse conteúdo. Esse teste de inglês para a Irlanda também só é aplicado no próprio país.


Afinal, como escolher um teste ou certificado de inglês?

Para quem deseja trabalhar no exterior, na hora de decidir entre os testes de inglês necessários para trabalhar, o mais importante é saber qual deles é aceito no país de destino. Além disso, também é necessário descobrir qual é a nota mínima necessária.

Quanto a trabalhar em uma empresa no próprio país: geralmente não há a exigência de um certificado de inglês específico, e qualquer um pode ser apresentado no processo de seleção. Por isso, o melhor é pensar a respeito de qual deles traria um peso maior para o seu currículo.

Como se preparar para realizar um teste ou certificado de inglês?

No Instituto Stephanie Lich você pode fazer aulas de inglês específicas para o teste ou certificado que vai fazer. Os professores de inglês possuem conhecimento das particularidades de cada um dos testes e podem lhe fornecer dicas valiosas, além de passar simulados que vão prepará-lo melhor.


Posts Relacionados