Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Geral
-
16/9/2021

Certificado TOEFL: 5 dicas essenciais para se preparar para o exame

Quando falamos de certificados de proficiência em inglês, o primeiro teste que vem à mente de muitas pessoas é o TOEFL; afinal, ele é requisitado por muitas universidades nos Estados Unidos. TOEFL é uma abreviação para “Test of English as a Foreign Language”, o que em português quer dizer “Teste de Inglês como Língua Estrangeira”. 

O TOEFL é um teste formulado para medir a capacidade de uma pessoa de entender e se expressar em inglês a nível acadêmico. Se você está pensando em realizá-lo confira a baixo cinco dicas para uma boa preparação.


1 – Planejamento é fundamental

Não estude quando e como vier à cabeça. Elabore um plano de estudos e distribua as atividades ao longo da semana. Defina o que e como você vai estudar em cada dia e horário. Dividida o tempo de estudos por quatro, para focar nas quatro habilidades avaliadas no exame: reading, writing, listening e speaking.

Tente estudar, diariamente, pelo maior tempo possível, fazendo pausas e respeitando seus períodos de sono e relaxamento. Para ter mais tempo, o melhor é abrir mão do que é secundário em sua rotina.

Separe momentos para avaliar como está sendo o processo de aprendizado e, se for necessário, replanejar o que havia sido estabelecido. Faça uma avaliação realista de você mesmo e tente identificar quais são as suas principais fraquezas. Assim, você pode focar exatamente nos aspectos que precisa melhorar.


2 – Teste sua capacidade de administrar o tempo

Cada uma das quatro etapas do TOEFL possui um tempo determinado para ser realizada, portanto, é preciso saber administrar o tempo para responder a todas as questões. Faça testes para melhorar a sua capacidade de terminar uma tarefa num tempo limitado. 

Você pode, por exemplo, definir alguns minutos para escrever um texto e ajustar o alarme para tocar ao fim. Faça o mesmo com exercícios de leitura em inglês.

Para treinar o speaking, defina um tempo para falar sobre determinado assunto e grave a si mesmo. Depois ouça, tente perceber onde podia melhorar e faça as correções. Pode ser que você precise estudar mais as conjugações verbais, melhorar a dicção ou o vocabulário.

Você pode consultar sugestões de temas e experimentar falar sobre cada um deles. A partir desses temas, busque listas de palavras para expandir seu vocabulário.

Também é possível realizar simulados do TOEFL. Você pode encontrá-los na internet ou fazê-los com o acompanhamento de uma boa escola de inglês. Esses testes são fundamentais para se acostumar com o formato e o tempo da prova. Assim, você se sentirá mais seguro no dia do exame.


3 – Faça atividades para treinar cada uma das quatro habilidades

Procure desenvolver suas habilidades de writing, reading, speaking e listening por meio de atividades. Você pode, por exemplo, ler textos sobre assuntos diferenciados em inglês. Lembre-se que você não sabe quais serão os temas abordados na prova, por isso, familiarize-se com o máximo de assuntos que puder, pesquise questões atuais e cotidianas. 

Outra dica excelente é escutar podcasts em inglês. A vantagem dos podcasts é que, além de treinar o listening, você pode escutar sobre vários assuntos diferentes e aumentar seu vocabulário. 

Para treinar o speaking experimente falar com outras pessoas em inglês. O ideal é conversar com um professor ou um nativo.

Tenha cuidado para não se distrair demais e se perder nesse processo. Defina períodos para se dedicar a cada uma das atividades, seguindo seu planejamento. 

Lembre-se também de que essas atividades não substituem o estudo da gramática e dos exercícios específicos para o TOEFL. São apenas exercícios leves e descontraídos, para ajudá-lo a descansar do estudo mais intenso. 


4 – Mantenha o foco

Uma das maiores dificuldades durante o processo de preparação para o TOEFL é manter o foco nos estudos. Portanto, procure concentrar-se e dedicar-se inteiramente aos exercícios quando estiver estudando. 

Evite distrações e estímulos que possam fazê-lo perder tempo. Uma dica essencial é desligar o celular ou deixá-lo longe de você. Se ele estiver ligado e por perto, a todo momento você sentirá o impulso de ver as notificações ou navegar pelas redes sociais.

Além disso, encontre um lugar adequado para estudar. É importante que você esteja confortável e atento. Também é bom, quando possível, escolher um ambiente arejado, iluminado e calmo. 


5 – Use as horas antes do exame a seu favor

Faltando poucos dias para a prova, já não há tempo hábil para aprender muita coisa nova. Esforçar-se para assimilar conteúdo demais em pouco tempo pode deixá-lo nervoso e cansado. Então, use esses últimos dias para revisar o que já viu.

Evite fazer testes e simulados nesse momento, pois eles podem deixá-lo ansioso. Nas vésperas da prova, o melhor é manter-se tranquilo e focado. Tente encontrar atividades que mantenham sua mente conectada ao inglês, mas que te tragam prazer, como ler um livro em inglês com uma história divertida.

A véspera da prova é um dia crucial, pois o ideal é que você esteja se sentindo bem durante o exame. Para isso, é necessário preparo. Tenha uma alimentação leve, procure não se estressar e durma cedo.

No dia da prova, tome um café da manhã saudável e prepare o que vai levar com antecedência, para não sair às pressas. Isso vai fazer com que se sinta melhor na hora da prova, tanto fisicamente quanto emocionalmente.


Procure ajuda de quem sabe!

Uma boa escola de inglês sabe exatamente como prepará-lo para o TOEFL. O professor pode identificar seus pontos fortes e fracos e direcionar seus estudos. Além disso, o melhor é que a correção dos simulados e a avaliação do speaking seja feita por alguém que já está acostumado com o exame. 

O Instituto Stephanie Lich possui métodos personalizados e as aulas são preparadas de acordo com os objetivos de cada aluno. Esse auxílio já ajudou e ajuda muitas pessoas a conquistar ótimas notas no TOEFL.


Posts Relacionados