Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Geral
-
29/8/2023

As quatro habilidades necessárias para aprender um idioma

Você sabia que existem quatro habilidades essenciais para aprender uma língua? Provavelmente você já deve ter ouvido falar delas, mas não sabia que é necessário dominar todas elas para aprender um idioma. Por exemplo, muitos alunos sabem toda a parte de compreensão textual e tem um amplo conhecimento de vocabulário, porém não conseguem falar. Ou pode ser que não conseguem compreender quando ouvem alguém falando uma outra língua. Isso acontece porque precisamos sempre priorizar as quatro habilidades: ler, ouvir, falar e escrever. Por isso nesse texto irei apresentar elas. Vamos então desvendá-las .

Ler

Essa habilidade é uma das mais poderosas, pois além de você treinar sua compreensão textual, você acaba ampliando seu conhecimento de vocabulário, por isso para descobrir mais palavras nada como ler bastante. Normalmente, a leitura é uma das primeiras habilidades a serem adquiridas em qualquer processo de aquisição de uma nova língua, pois é, geralmente, pelo aspecto visual seu primeiro contato com ela.

Mas não se preocupe, nas primeiras leituras você terá um pouco mais de dificuldades e não se cobre muito se não conseguir entender tudo, é normal, o mais importante é conseguir apreender o contexto. Procure incluir o hábito de ler notícias, blogs, revistas, pequenos livros, etc. Com o passar do tempo, a leitura vai ficando mais fácil e você pode se aventurar por textos mais longos e complexos.

Ouvir

Com toda certeza é uma habilidade muito valiosa, pois para a comunicação fluir você precisa entender o que está sendo falado. Gosto de me referir a essa habilidade como “treinar o ouvido”. Felizmente essa competência pode ser encontrada de diversas maneiras.

Geralmente o ouvir é a segunda coisa que adquirimos, pois acabamos ouvindo muito o outro idioma, desde sua/seu professora(o) no curso, até em músicas, filmes, rádio, entrevistas, entre outros. Essa habilidade é muito importante para adquirir a fala, pois é a partir do muito ouvir que nos sentimos confortáveis para falar.

Falar

A habilidade da fala está intrinsecamente ligada à anterior, de ouvir, pois a fala é o colocar em prática o ouvir. Com toda certeza, se eu fizer uma pesquisa ela ganha disparada entre as mais temidas pelos os alunos. Algumas coisas são importantes de dizer, primeiro que você não precisa ter receio de errar, isso é o principal motivo de travar na hora de falar, segunda coisa, quanto mais você ouvir mais vai falar, terceira e última é importante você ouvir e repetir as palavras novas, pois isso irá treinar sua pronúncia.

Escrever

Essa é uma habilidade que depende muito da quantidade de leituras consumidas, quanto mais você ler mais seu cérebro se acostuma com a ordem das palavras e como elas aparecem em diferentes textos e gêneros. Mas além de só ler é importante praticar, escreva pequenos e-mails sobre seu cotidiano, ou até mesmo existem tantas maneiras de bate-papo online hoje em dia, sendo uma ótima ferramenta para treinar sua escrita. E lembre-se sempre, não fique em apenas um tipo de texto, se aventure por vários, assim você terá mais recurso na hora da escrita .

....

Essas, então, são as quatro habilidades essenciais para aprender um novo idioma, muitos alunos às vezes acabam por priorizar uma única competência e acabam perdendo muito nas outras. Procure sempre aprender essas quatro habilidades em conjunto, assim seu aprendizado será completo.

Posts Relacionados