Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Geral
-
29/8/2023

O que você sabe sobre as artes marciais?

Artes Marciais é um termo que imediatamente nos remete ao Oriente, mas equivocadamente, por se tratar de um termo latino. Na antiga Roma, um dos muitos deuses de seu panteão era Marte, o deus da guerra. Por serem conhecidos até hoje por sua grande habilidade em combate e na guerra, os romanos eram os artistas marciais originais, ou aqueles que conheciam as “artes de Marte”. No oriente falava-se no Wushu, ou “Arte da Guerra”, termo que posteriormente acabou se confundindo com o Kung Fu, que faz parte do Wushu, mas no ocidente acabou se tornando sinônimo do mesmo.

As artes marciais podem ser definidas como diversos sistemas de combate, geralmente sem armas de fogo ou quaisquer dispositivos modernos. Esses sistemas visam a proteção individual e podem ser praticados por hobby ou até mesmo profissionalmente nas muitas modalidades esportivas que abrangem as artes marciais, como Boxe, Karatê e Muai Thay. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física (briga de rua) é a organização de suas técnicas em um sistema coerente de combate, desenvolvimento físico, mental e espiritual. 

É difícil dizer precisamente onde surgiram as artes marciais, mas especula-se que desde a antiga Suméria e Mesopotâmia esse tipo de treinamento já era necessário, principalmente pelos primeiros grandes fazendeiros que acumulavam riquezas e portanto eram visados por bandidos da época. A arte marcial vinha como uma solução, com o treinamento e posterior segurança de suas propriedades através de seus contratados.

Atualmente, pessoas de todo o mundo estudam artes marciais por diferentes motivos: condicionamento físico, defesa pessoal, melhora da coordenação física, lazer, desenvolvimento de autodisciplina, participação em um grupo social e estruturação de uma personalidade sadia, visto que a prática possibilita o extravasamento da tensão, o que harmoniza o indivíduo, focalizando-o em pensamentos positivos. No sistema, o enfoque na respiração proporciona benefícios físicos e psicológicos, como diminuição do cansaço, potencialização dos movimentos, aumento da autoconsciência e tranquilização.

Ainda se julga mal as artes marciais, normalmente pelos que não são praticantes, que consideram o treinamento e condicionamento um mero meio para o fim da violência. Apesar disso, muitos projetos sociais estão hoje ligados às artes marciais, moldando valores importantes como disciplina e autoconhecimento, além do óbvio benefício físico.

Hoje, não somente, mas também por conta das lutas de MMA (Multiple Martial Arts), esse esporte tem se difundido cada vez mais e alcançado cada vez mais praticantes. E você, já pratica alguma arte marcial?



Posts Relacionados