Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Inglês
-
29/8/2023

Esportes de inverno.

Viver num país tropical tem suas vantagens, uma das atrações que o Brasil e outros países de clima semelhante possuem, são esportes que embora não sejam exclusivamente esportes de calor, proporcionam mais diversão quando praticados, ou assistidos, no verão. Frescobol, futevôlei, windsurf, kitesurf, entre outros, são apenas alguns exemplos. Por outro lado, em países de inverno rigoroso onde a neve predomina durante grande parte da estação gelada e em muitas partes dos Estados Unidos, existem os esportes de inverno, alguns dos quais só podem ser praticados exclusivamente na neve ou no gelo.

Nas partes do mundo onde são praticados, os esportes de inverno são tão importantes que tem até mesmo a sua própria versão das olimpíadas, as chamadas Olimpíadas de Inverno que acontecem de quatro em quatro anos, nos mesmo anos em que temos a Copa do Mundo de futebol, mas normalmente o evento acontece entre os meses de fevereiro e março, auge do inverno no hemisfério norte.

Entre os diversos esportes típicos desses eventos, temos alguns que embora nem mesmo sejam praticados no Brasil são tão presentes na cultura estadunidense através de filmes e seriados que nos lembram velhos conhecidos, como é o caso do hóquei no gelo, patinação artística, trenó individual e em equipe, mas existem ainda outros tantos esportes desconhecidos, como o Biatlo, uma mistura de esqui e tiro esportivo, onde os atletas esquiam por quilômetros parando periodicamente para atirar com seus rifles em diversos alvos com distâncias, e pontuações, variadas. A caminhada com raquetes, uma caminhada pela neve com grandes raquetes presas aos sapatos para dar mais suporte ao peso. Ou o curiosíssimo curling, uma espécie de bocha no gelo jogada em equipe em que os oponentes tentam atirar as pedras adversárias para longe do alvo e tentam fazer as próprias pedras mais rápidas usando um par de vassouras que deixa o gelo adiante mais liso e escorregadio.

Seja de forma mais tradicional ou inusitada, os esportes de inverno, ou esportes de gelo, conseguem demonstrar novas formas de aderir ao regime de exercício físico, possibilitando que a gente saia da mesmice da bola na praia, bola no campo, bola na quadra, bola na rua. E embora a maioria desses esportes faça muito mais sentido no frio, alguns deles possuem versões de verão, sandboard, patinação in line, hóquei in line, ate mesmo os trenos podem ser vistos descendo grandes dunas de areia vez ou outra. Os esportes de inverno sao tradicionais no hemisfério norte onde o inverno costuma ser mais rigoroso, mas nada impede que possamos nos interessar em aprender a respeito deles também, sejam em suas versões originais ou adaptadas.


Posts Relacionados