Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Alemão
-
29/8/2023

Mini-Grammatik: o verbo mögen e o uso do gern

Hallo! Hoje vamos desvendar mais um aspecto da língua alemã. Se acomode na sua cadeira, pegue seu café e vamos nessa. 🚀

O verbo mögen tem diferentes usos e ele acaba sendo muito utilizado, porém muitas vezes de maneira equivocada. Primeiramente é importante saber que existem três verbos significando “gostar” em alemão:

1ª schmecken = gostar de algo relacionado a comida e bebida

2ª gefallen = gostar/agradar

3ª mögen = gostar

Como é perceptível os dois últimos verbos são sinônimos, mas como não existem sinônimos perfeitos, há uma pequena diferença entre eles. O verbo gefallen não é tão carregado de emoção como o mögen. Por exemplo, nós utilizamos “ich mag dich”, ou seja,  eu gosto de você algo mais cheio de emoção. Já o gefallen utilizamos por exemplo na expressão “das Haus gefällt mir” percebe que isso não carrega muita emoção? Então a diferença é sutil, porém existe.

O mögen tem também sua versão de verbo modal, vocês lembram do verbo möchten? Então ele é o verbo mögen em uma versão de verbo modal, que significa nesse caso gostaria, então é muito importante não confundir os dois.

Outro aspecto importante é que nós utilizamos o mögen apenas só com substantivos ou pronomes pessoais, no geral, ele também não virá acompanhado de outro verbo. Por exemplo: ich mag Kleidungen (eu gosto de roupas). Quando você quiser dizer que gosta de fazer algo, no sentido de ser uma ação, você utilizará o advérbio gern(e).

Vamos entender o que significa o gern(e) então. Este advérbio significa com prazer ou com gosto. Ou seja, literalmente você estará dizendo que faz algo com gosto ao invés de gosto de como no português. Por exemplo: ich kaufe gern Kleidungen (eu gosto de fazer compras). Perceba neste caso que você utilizará o gern para falar sobre uma ação que você gosta de fazer.

Portanto é muito importante não confundir essas duas formas de dizer que você gosta de algo ou de fazer algo. Vou deixar aqui um pequeno resumo:

Ich mag Kaffee.(eu gosto de tomar café) = Utiliza-se o mögen quando falamos que gostamos de uma COISA.

Ich trinke gern Kaffee. (eu gosto de tomar café) = Utiliza-se o gern quando falamos que gostamos de realizar uma AÇÃO.

Como você pode perceber dizer que gosta de algo, de alguém ou de fazer algo é bem mais complexo em alemão. Espero que este post possa ajudar você a compreender melhor essas diferentes formas de falar “gostar”. Tschüss!! 😉



Posts Relacionados