Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Alemão
-
29/8/2023

O incentivo do governo alemão para quem quer aprender a língua alemã

Fazer intercâmbio, conhecer culturas novas, aprender outros idiomas. Um sonho de muitas pessoas e se a questão for estímulo para realizar, isso é o que não falta no idioma alemão. Nesse post, eu vou dividir com vocês um dos programas de incentivo ao intercâmbio mais conhecido: o DAAD.

O DAAD:

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst) é uma organização de incentivo ao intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Essa instituição é a maior em relação ao financiamento de mobilidade acadêmica e científica, sendo ela sem fins lucrativos. É constituída por 241 instituições de ensino superior e 104 representantes estudantis na Alemanha.

Além do DAAD oferecer inúmeros programas de bolsas estudantis e de fomento à pesquisa, ele atua em mais de 60 países e apoia atualmente cerca de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). Essa instituição foi formada em 1925 por um estudante da Universidade de Heidelberg na Alemanha quando ele realizou um projeto de intercâmbio de estudantes alemães para Nova Iorque.

Desde então a associação já beneficiou aproximadamente 2,6 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Os recursos para as bolsas de estudos vem, em primeiro lugar, de fundos federais de diferentes ministérios, como o Ministério Alemão de Relações

Exteriores, da União Europeia e de organizações e governos estrangeiros. Seu orçamento anual supera 520 milhões de euros, fomentando quase 140 mil alemães e estrangeiros com mais de 250 programas de bolsas, além de manter professores visitantes e leitores em mais de 110 países.

O DAAD e o Brasil:

A boa notícia é que o Brasil é o mais importante parceiro da instituição na América Latina, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Existe um escritório de ensino superior brasileiras, esses são chamados Ortslektoren.

Além disso, esta instituição mantém uma parceria com a Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e com o Conselho

Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), duas das mais importantes instituições brasileiras de incentivo à pesquisa.

….

Ou seja, o governo alemão é um dos maiores incentivadores intercambistas do mundo, usando seu dinheiro para trazer pessoas interessadas no idioma e dispostas a dividir e somar seus conhecimentos com os do país em questão. Só de saber de todo esse incentivo já anima para aprender o idioma né?

Espero que esse apanhado de informações sobre o DAAD e seu fomento ao intercâmbio possa ser mais um incentivo para aprender alemão. Bons Estudos!

….

Para mais informações o link do site do DAAD: https://www.daad.org.br/pt/

Posts Relacionados