Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Alemão
-
29/8/2023

Mini-Grammatik: Quando usar o Akkusativ ou o Dativ

Na língua alemã há quatro casos diferentes: nominativo (Nominativ), genitivo (Genitiv), dativo (Dativ) e acusativo (Akkusativ). Eles são usados para marcar funções gramaticais em uma frase ou sentença. Neste texto, especificamente, irei tratar das diferenças entre o Akkusativ e o Dativ, quando utilizar um e quando utilizar o outro. Prontos para a aventura? 👍

As diferenças dos dois casos

O acusativo (Akkusativ) é chamado de objeto direto no português, ou seja, algo ou alguém que recebe diretamente a ação do sujeito. Por exemplo: Ich sehe meine Freundin (Wen sehe ich?) ou em português: Eu vejo minha amiga (quem eu vejo?). Lembrando que normalmente uma frase com acusativo (objeto direto) possui também um nominativo, ou seja, o sujeito que exerce a ação.

O dativo (Dativ) é chamado no português de objeto indireto, ou seja, algo ou alguém que recebe indiretamente a ação do sujeito. Por exemplo: Ich gebe dem Mann meine Telefonnummer. (Wem gebe ich meine Telefonnummer? Dem Mann) ou em português: Eu dou meu número de telefone ao homem (a quem eu dou meu número de telefone? ao homem). Lembrando que normalmente uma frase com dativo (objeto indireto) possui também um nominativo, ou seja, o sujeito que exerce a ação e um acusativo, portanto, aquele que está sofrendo diretamente a ação do sujeito.

Quando utilizar os dois casos

Como você pode ter percebido quando tem o acusativo e o nominativo em uma frase/sentença é mais fácil de identificar, o que dificulta é quando possui acusativo e dativo.

A primeira coisa essencial é você desmembrar a sentença/frase. Muitos aprendizes acabam “pirando” na parte do gênero do substantivo e acabam esquecendo de classificar os elementos. Por isso, a primeira coisa a se fazer quando nos depararmos com uma frase em alemão é identificar o sujeito, verbo, objeto direto e se tiver o objetivo indireto.

Vamos colocar isso em prática para ficar mais fácil de entender:


Er gibt der Frau den Pullover. (Ele está dando à mulher o suéter).

Er é o sujeito da frase, portanto achamos o nominativo. Der Frau é aquela que está recebendo o suéter, percebam que podemos fazer a pergunta wem? (a quem), essa pergunta marca o dativo, então você sempre pode fazer esse questionamento para definir esse caso em uma frase. Já o den Pullover é o acusativo, ou seja, o objeto direto da frase, ele está sofrendo diretamente a ação do sujeito de dar, nesses casos você pode utilizar a pergunta was? (o que) para identificar o acusativo.

Espero que essa pequena explicação possa ter facilitado o uso dos dois casos em alemão, mas lembre-se sempre: colocar em prática é essencial para o aprendizado 😄



Posts Relacionados