Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Alemão
-
29/8/2023

Por onde começar a aprender alemão: segredos ‘quase’ infalíveis para não desistir

Eu diria que o primeiro passo é agarrar-se à sua determinação e força de vontade. O alemão tem muita fama de ser uma língua difícil, até impossível, diriam alguns. A verdade está muito longe disso. Na prática muitas pessoas desistem daquilo que exige esforço, especialmente quando é algo cujos benefícios vão ser colhidos somente no futuro.


Aprender uma nova língua é investir tempo e dedicação agora, para usufruir depois; é plantar hoje para colher amanhã. Não é fácil dedicar-se a algo que não nos dá recompensas imediatas. É por isso que eu digo: tenha sempre em mente o que te fez começar. Se for preciso escreva em um caderno, cole na parede, deixe lembretes no celular.


O alemão não é difícil; mas pode ser. Ficou confuso? Vou explicar. Na realidade, a dificuldade das coisas está diretamente relacionada à forma como você as enxerga. Por exemplo, se procurarmos o significado da palavra difícil no dicionário encontraremos “complicado, custoso, enfadonho, de complicada efetivação, improvável”. Aprender alemão é isso? Pode ser, mas pode ser exatamente o contrário. Essa experiência vai depender da forma como você encara, pois aprender alemão pode ser divertido, empolgante, libertador e, principalmente, recompensador.


Então a sua primeira tarefa será: vencer o medo e quebrar os paradigmas. Caso você ainda não tenha familiaridade com esta palavra, saiba que paradigmas são padrões e modelos que criamos em nossa cabeça e, muitas vezes, são baseados no que outras pessoas nos disseram.


As pessoas dizem que aprender alemão é difícil. Será? Só você poderá responder a essa pergunta. Pense em quantas pessoas já aprenderam alemão, pense nas muitas coisas que você já aprendeu e aprende todo o dia. Qual o segredo? Vou contar alguns:

Deutsche Welle GIF


Dedique-se e crie o hábito


Se aprender alemão é um dos seus sonhos ou projetos, trate de encontrar horários em sua agenda para estudar o novo idioma. No início será necessário um pouco mais de esforço e você vai precisar respeitar os horários que designou. Se não tiver disciplina desde o começo, essa meta facilmente vai ser adiada, dia após dia, até você desistir, ou dizer que é difícil demais.


O ideal é que você tenha contato diário com o alemão, ainda que seja 15 a 30 minutos por dia. Além disso, não precisa necessariamente ser “sentar na cadeira e estudar”; você também pode ouvir podcasts, audiobooks, ver um filme com legenda em alemão ou ouvir músicas. Com o tempo, respeitar os seus minutos ou horas de estudo do idioma ficará muito mais fácil, pois o estudo do alemão fará parte da sua rotina.


Insira o alemão no seu dia a dia


É muito mais fácil aprender algo novo quando o conteúdo está relacionado a alguma coisa de que realmente gostamos. Você já reparou como seus amigos ou familiares lembram-se com muito mais facilidade de informações relacionadas aos seus assuntos de interesse? Por exemplo, se o seu irmão é fascinado pelo Oceano, ele provavelmente vai guardar com muito mais facilidade informações relacionadas aos animais marinhos: quantos anos vivem, o que comem, etc.


E você? Do que gosta? Quais são os assuntos que te fazem perder a noção do tempo? Gosta de músicas? Que tipo de músicas? Filmes?

Experimente ir gradualmente inserindo o alemão às suas atividades favoritas. Você pode baixar aplicativos, jogos, filmes, seriados. A Internet abre diversas possibilidades e nos traz muitas ferramentas de aprendizado, aproveite-as!


Não fuja da gramática e, se possível, faça aulas de alemão


No início pode parecer tentador aprender algumas palavras ou frases e não dedicar-se ao estudo da gramática, dos tempos verbais, pronomes e variações. Não pare por aí, vá em frente. Como eu disse, aprender alemão exige dedicação e, na verdade, não é nenhum bicho de sete cabeças.


Se fazer aulas é uma possibilidade para você, faça. Será muito mais fácil aprender se tiver um profissional disponível para lhe ensinar e tirar suas dúvidas. Existem métodos de ensino de alemão que são personalizados para se adequar ao que é melhor para você.


O Instituto Stephanie Lich é referência no ensino do alemão, pois possui um método conhecido pela excelência. Através de aulas personalizadas à necessidade de seus alunos, o Intituto já ajudou muitos estudantes a ganhar fluência no idioma e desfrutar das vantagens de saber alemão.


E você, o que está esperando? Mãos a obra! Vamos começar.

Posts Relacionados