Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Inglês
-
29/8/2023

A bandeira mais reconhecida do mundo!

Se existe um símbolo nacional que é reconhecido por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, esse símbolo é a bandeira estadunidense. A versão da bandeira que conhecemos foi oficializada em 1960 pelo presidente Eisenhower e vem sendo usada até então, é a versão que permanece a mais tempo sem mudanças e adaptações, existindo há 61 anos.

Um pouco de história

A primeira bandeira estadunidense surgiu por volta de 1777, um ano depois da declaração da Independência dos Estados Unidos e sofreu desde então 26 modificações e adaptações, a maioria sendo mudanças na ordem e posicionamentos das muitas estrelas sobre o retângulo azul.

A bandeira estadunidense consiste de treze faixas horizontais, sete vermelhas e seis brancas, cada uma representando uma das treze colônias que declararam independência originalmente. No canto superior esquerdo está um retângulo preenchido por cinquenta estrelas brancas, cada uma delas representando um dos estados da união. A cor vermelha representa a resistência e coragem do povo, a cor branca simboliza a pureza e inocência de suas terras e o azul representa vigilância, perseverança e justiça.

Etiqueta

Cercada de ritualística e reverência, a bandeira é levada muito a sério pelos estadunidenses. Ela não pode, por exemplo, tocar o chão e voltar a ser usada sem antes ter sida lavada à seco, molhar a bandeira é proibido. Também é proibido hastear a bandeira durante a noite, a não ser que seja oferecido um ponto de iluminação forte o bastante para que a bandeira seja vista. Caso contrário ela só deve permanecer hasteada do nascer ao pôr do sol.

Existe um conjunto de leis e regras federais que se referem a bandeiras e ali você pode encontrar todo tipo de infração ou situação que venha a ocorrer com relação a uma bandeira. Existem regras até mesmo para avistar a bandeira em público durante uma parada ou apresentação marcial. As pessoas não uniformizadas devem colocar a mão direita sobre o coração enquanto então viradas na direção da bandeira.

Quando uma bandeira está arruinada, seja pelos efeitos do tempo, clima ou qualquer outra intempérie semelhante, ela deve ser descartada de maneira honrada e digna. Muitos postos militares encorajam os civis a entregarem suas bandeiras para que sejam propriamente queimadas e descartadas em cerimônias que geralmente ocorrem no quatro de Julho ou então na última segunda-feira de Maio, o Memorial Day.

Um objeto simples, que consegue ser emblemático e reconhecível por pessoas de todas as partes do mundo, sejam elas aliadas ou adversárias da mais rica nação do mundo, os Estados Unidos.

Posts Relacionados