Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Geral
-
29/8/2023

As dificuldades de aprender um novo idioma e como superá-las

As dificuldades surgem em qualquer coisa que façamos, independente do que seja, não seria diferente no aprendizado de um novo idioma. Muitos alunos revelam que uma série de fatores dificultam a aprendizagem de uma outra língua. O lado bom é: em quase todos os casos, podem-se encontrar soluções ou alternativas para se resolver os obstáculos. Nesse texto irei apresentar algumas adversidades das pessoas na hora de aprender um idioma, pode ser que você se identifique com alguma delas, mas lembre-se: todas dificuldades podem ser superadas.

Tempo

É de saber comum que o tempo é um fator de luxo, pois normalmente tem de ser conciliado trabalho, estudo, tarefas cotidianas, atividade física, tempo de relaxar, etc. Com todos esses afazeres, as pessoas tendem a avaliar o que é mais importante para elas, muitas vezes deixando o estudo de lado. Porém, ao aprender um idioma o tempo que você estuda acabará por determinar a rapidez do seu aprendizado. Uma dica simples para evitar esse revés é criar uma rotina, por exemplo, toda vez quando acordar ouvir 10 minutos de música, rádio, ou programas em outro idioma, pode parecer pouco, mas esse minutinhos irão fazer muita diferença na aprendizagem.

Escrita

Muitos alunos dizem que uma das coisas mais difíceis de aprender em uma nova língua é a escrita. Por exemplo, sabemos que o alemão possui uma escrita bem diferenciada do português, por isso nós falantes nativos da língua portuguesa podemos achar uma tarefa bem difícil escrever em alemão. Porém lembre-se nada é impossível . Muitas das coisas que nós escrevemos em português nós decoramos, o contato frequente torna muito mais fácil escrever as palavras corretamente e isso é válido para as línguas estrangeiras também. Uma maneira de contornar essa dificuldade é: coloque o idioma do seu celular ou computador na língua que você está aprendendo, assim, além de estar em contato com as palavras, você expande seu vocabulário.

Pronúncia

As pessoas tem uma ideia fixa de que PRECISAM falar igual a nativos e querem ser fluentes o mais depressa possível. Porém, se esquecem que para isso é necessário se dedicar aos estudos e também cada pessoa tem seu tempo, alguns aprendem mais rápido e outros mais devagar. Todavia não importa o tempo, mas sim que se atinja a fluência e, por favor, não se cobre demais em falar igual nativo, existem coisas as quais você só adquire com o tempo, o principal é conseguir se comunicar . Porém um truque muito útil, é cantar em alemão, ajuda muito, pois você estará treinando sua pronúncia e poderá comparar com a do cantor(a).

Preguiça

A falta de curiosidade, de interesse e a falta de tempo parecem se unir muitas vezes para criar uma pedra enorme nesse caminho da aprendizagem. Porém lembre-se sempre: a curiosidade é o impulso para aprender. Se manter focado e interessado são fatores decisivos para o sucesso do seu aprendizado. Uma ideia que sempre dou é manter-se atento às notícias do idioma que está sendo estudado, além de aprender muito sobre a cultura, acaba despertando muito interesse em diversos assuntos.

....

Sabemos que existem e sempre existirão várias pedras no caminho da aprendizagem, mas a escolha depende de você, você irá ficar parado nessas pedras, ou desviará delas? As dificuldades sempre podem ser superadas.

Posts Relacionados