Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Geral
-
29/8/2023

Como acelerar o processo de aprendizado de uma língua estrangeira

Você já está fazendo um curso de idiomas? Você quer acelerar o processo de aprendizado de uma língua estrangeira? Se você respondeu SIM para as duas questões , continue lendo esse texto, pois irei explicar como é possível acelerar esse processo de aquisição de uma língua nova.

Primeira coisa necessária de saber é que em um curso prioriza sempre o ensino de todas as habilidades, desde ouvir até falar, por isso ele normalmente é dividido em níveis de A1 até C2 por exemplo. Nesse processo, digamos que você queira aprender um novo idioma só para manter contato com um amigo, mas no curso você acaba vendo outros temas talvez não tão interessantes para seu objetivo. Quando se deparar com isso saiba: você está aprendendo uma língua por completo, isso é melhor para seu aprendizado.

Outro fato também importante é sempre ter em mente que o curso não pode ser a única ferramenta para aprender um idioma, precisa ter outras ferramentas extra classe. Esses esforços feitos fora da aula, ajudam a acelerar o processo de aprendizado, mostrarei agora 4 dicas valiosas para essa aceleração.

Escreva e memorize uma lista de expressões para usar em uma emergência

Caso você queira aumentar sua capacidade de se comunicar, o principal foco deve ser o vocabulário que você usa durante uma conversa. Você pode fazer uma lista de expressões mais importantes ou as mais utilizadas, dessa forma quando a conversa  não fluir como esperado poderá utilizá-la. Por exemplo em alemão:

Verstehst du, was ich sage?

Você está tendendo o que eu digo?

Wie bitte?

Como? (pode repetir?)

Entschuldigung, was bedeutet das?

desculpa mas o que significa?

Entschuldigung, ich habe es nicht verstanden!

Desculpa, eu não entendi

Dê aulas a si mesmo

Para além da aula com seu professor(a), procure estudar explicando para você mesmo a matéria, como se você estivesse dando uma aula. Tente separar diariamente uns 30 minutos a 2 horas por dia para se dedicar ao estudo dessa nova língua, se possível escreva em uma quadro/caderno/ou documento online, assim ficará mais fácil a memorização. Não esqueça de treinar a parte mais importante: a gramatical, embora ela pareça chata, ela é muito importante. 👍

Mude o idioma das coisas

O seu Windows está em português? E os menus do seu celular? E a sua televisão? E seu Instagram?  mude para o idioma que você está aprendendo! Ao fazer isso você acaba imergindo em um contexto estrangeiro, melhorando sua leitura, seu conhecimento de vocabulário e interpretação.

Faça amizades online

Fazer amizades com estrangeiros hoje se tornou muito mais fácil, temos as ferramentas dos chats onlines e das diversas redes sociais. Existe o site Livemocha, por exemplo, que é uma rede social colaborativa para criar amizades com estrangeiros. Outro site bem conhecido é Chatroulette que reúne usuários do mundo total, o qual permite que conversem através da webcam.

….

Espero que essas pequenas dicas possam servir de ajuda para o processo de aceleração do aprendizado do seu idioma, lembrando que tudo depende de você, agora é arregaçar as mangas e mãos à obra. 😊



Posts Relacionados