Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Francês
-
29/8/2023

Como aprender francês mais rápido

Há várias maneiras e processos para aprender um novo idioma. É claro que fazer um curso de francês é o principal caminho para dominar essa língua. Mas o aluno pode e deve buscar métodos complementares para acelerar e consolidar o seu aprendizado.

A boa notícia é que existem várias maneiras de fazer isso, e muitas delas são muito fáceis e divertidas. Abaixo, vamos mostrar para você algumas técnicas para aprender francês mais rápido do que você pode imaginar!


Treinamento da pronúncia

Quando estiver fazendo exercícios ou lendo um texto em francês em casa, não leia em silêncio. Fale tudo em voz alta e se esforce para caprichar na pronúncia. Se você tem dúvidas a respeito de como falar determinada palavra, use aplicativos ou sites tradutores que possibilitam que você ouça a leitura do texto.

Muitos alunos e alunas se desenvolvem bem em relação à gramática do francês, mas travam na habilidade de fala. Isso porque, quando estudamos uma língua, temos a tendência de ler mais do que falar. Você vai ver que dominar bem as pronúncias não só te ajuda a se expressar melhor, como te auxilia em todo processo, porque até a leitura em silêncio flui com muito mais naturalidade quando você sabe pronunciar cada palavra.


Músicas

Esse é um processo bem divertido para quem está aprendendo um novo idioma. Se você ainda não conhece bem a música francesa, pesquise por alguns cantores ou bandas do gênero musical que você mais curte. Ouça as músicas com atenção, e tente identificar as palavras e ver se consegue compreender algumas frases.

Depois, leia as letras das músicas. Tente ver se você consegue entendê-las em francês. Se não conseguir, leia a tradução, para descobrir o significado das palavras que você ainda não conhece. Procure sites que trazem a letra em francês de um lado e a letra traduzida do outro, para que você possa comparar frase a frase.

Então, ouça novamente a música e tente identificar as palavras e frases que você leu. Aí é só tentar cantar junto! Alguns aplicativos de música permitem que você leia a letra enquanto ouve, o que ajuda muito nas primeiras vezes que você tentar.

Esse método é muito legal porque é uma forma de ampliar seus conhecimentos culturais e dá muito orgulho conseguir cantar a música certinho depois. Ah, outra opção legal para quem já está com o francês um pouquinho mais desenvolvido é ouvir podcasts enquanto faz suas atividades!





Séries e filmes

Quando assistimos a uma série ou filme estrangeiro, geralmente vemos com legenda em português ou com áudio dublado. Tente fazer diferente dessa vez. Você pode fazer de duas maneiras: ver sem legenda ou com legenda em francês.

Ver com legenda em francês é interessante para quem ainda está começando a aprender a língua, porque consegue treinar a leitura e ao mesmo tempo ter uma ajuda para entender o áudio. Já os alunos que estão um pouco mais avançados, podem tentar entender diretamente o áudio, sem legenda.

Se você gosta de assistir de novo os filmes e séries que você curtiu, você pode tentar fazer das duas formas: primeiro ver com legenda e depois sem. Você já vai entender o que está acontecendo, o que facilita a compreensão das falas. Esse método é um dos mais divertidos, porque é uma forma de entretenimento e estudo ao mesmo tempo. Ah, e isso também vale para quem gosta de ver vídeos no YouTube!


Mídias sociais

Existem sites e aplicativos que te permitem conversar por vídeo com outras pessoas que já falam ou que querem aprender francês pelo mundo. Esse é um método incrível, porque te leva para um situação real, concreta de interação em outro idioma.

Mas muita gente tem vergonha ou se sente inseguro de fazer isso. Não tem problema! Você também pode interagir por texto, através das mídias sociais! Entre em grupos e siga páginas com conteúdo em francês e tente comentar nas postagens que mais te interessarem. Se estiver com medo de errar, primeiro tente escrever sozinho e depois use um tradutor online para verificar se escreveu certinho, antes de postar.

Seguir páginas e grupos em francês nas mídias sociais, além de te propiciar essa interação, também vai fazer com que você sempre tenha conteúdo que te interessa em francês à sua frente, mesmo nos momentos em que você estiver relaxando no celular.


Atenção à forma como os nativos falam

Quando estiver ouvindo músicas, interagindo com outras pessoas ou vendo séries e filmes, preste atenção nas variações linguísticas. Nós aprendemos muito a gramática padrão de uma língua, o que é essencial para escrever bons textos e falar de forma eficiente. Mas a língua é viva, complexa, multifacetada. Nós falamos de diversas maneiras diferentes, dependendo da situação e das pessoas que estão ao nosso redor.

Tente sempre prestar atenção a isso. Você vai começar a entender algumas “malandragens” no uso da língua, captando nuances que são muito úteis na hora de fazer humor, por exemplo. Isso ajuda também a saber a melhor forma de abordar alguém em cada situação.




Seus professores podem ajudar

Tem curso de francês que só trabalha com métodos antigos de ensino e vê a língua como algo engessado. No Instituto Stephanie Lich, fazemos diferente. Sabemos que aprender francês não é algo que ocorre apenas em sala de aula, por isso, nossos professores estão prontos para te dar as dicas que mais se adequem ao seu perfil e te acompanhar na sua jornada para dominar um novo idioma.


Posts Relacionados