Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Francês
-
29/8/2023

Para onde os franceses vão nas férias?

França é o país que mais recebe turistas no mundo, e mesmo com a crise da COVID o país continua em primeiro no ranking em 2020, é verdade que com 5 semanas de férias remuneradas por ano, os franceses têm tempo para ir para a praia! Mas como eles tiraram todos esses dias de folga? E quais são os locais onde preferem ir para descansar? Vou explicar tudo para vocês aqui, para começar vamos dar um passo atrás e ver como as férias pagas começaram .

Após a vitória da "Front Populaire” , uma antiga coalizão de partidos políticos de esquerda que governou a França de 1936 a 1938, explodiu um formidável movimento de greve (mais um né kk). O projeto de lei para a obtenção das férias (remuneradas) foi elaborado e votado em poucos dias e, em 20 de junho, foi oficialmente promulgado. Após a Segunda Guerra Mundial, várias leis foram promulgadas para passar para 3 semanas em 1956, 4 em 1969 e 5 semanas de licença remunerada em 1982. Voilà para a pequena aula de história, mas e os franceses? 

No tempo atual em que os voos de avião são muito comuns e sair de férias optando por estadias “all inclusive” é muito mais acessível, os franceses preferem ir… para a França !!!

De fato, para o verão de 2019 (2020 e 2021 não são representativos porque muitos destinos estrangeiros foram fechados por causa da COVID) 56% dos franceses permaneceram na França. Esta é a taxa mais elevada de cidadãos que ficam no seu país durante as férias na Europa.

Para o resto dos cidadãos, estão os que não partiram (31%) e os que vão viajar para o país estrangeiro ... mas privilegiam os países vizinhos como Espanha e Itália, que são os dois principais destinos desde há alguns anos.

O primeiro país fora da União Europeia são os Estados Unidos que representam “apenas” 1,84 milhão de pessoas, para ter uma ideia de comparação, foram 2,1 milhões de brasileiros que estiveram nos Estados Unidos no mesmo ano!

Então , OK , os franceses gostam de ficar em seu próprio país, mas como eles passam as férias?

Hoje, o turismo se tornou um setor essencial da economia para muitos países, mas no início do século 20, na época das primeiras grandes partidas, a indústria hoteleira estava apenas engatinhando.

As primeiras férias tiradas com a lei de 1936 foram sobretudo uma oportunidade para visitar a família, e no campo para ajudar na colheita. Foi depois do boom econômico da era pós-Segunda Guerra Mundial que a noção de férias como a conhecemos hoje apareceu. Caravanismo e camping são particularmente populares, porque são mais acessíveis a famílias modestas e ainda são extremamente comuns até agora.

O camping é muito comum e é lá que os franceses, no verão, vão de férias, mas pode não ser a imagem que você pode ter, estamos muito longe da pequena barraca sem banheiros e eletricidade.

Não! Os franceses são chiques!

A grande maioria das reservas são feitas para alugar chalés em um pequeno lote delimitado e privativo com eletricidade, wi-fi, cozinha equipada, quarto e sala com TV! Em suma, uma casinha de verdade, e as instalações do acampamento oferecem, pelo menos, clube e atividade para os mais jovens, piscina e outras atividades esportivas. Os mais luxuosos oferecem até chalés climatizados, com jacuzzis privativos, restaurantes e supermercado no local, bares com discoteca, tudo para não sair do local.

Pode ser uma ideia muito boa para conhecer uma região de uma forma diferente durante a sua próxima estadia na França, praticar o francês e conhecer um pouco da nossa cultura, e a um preço razoável, vamos lá?

Exemplo de uma piscina e um chalé em um acampamento no sul da França:



Posts Relacionados