Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Francês
-
29/8/2023

Você gosta de futebol?

Olá amigos, como estão vocês?

Hoje vou falar sobre esporte, o rei dos esportes no Brasil, o futebol.

Mesmo que você não seja muito interessado em futebol, certamente sabe que este ano o jogador Lionel Messi chegou a Paris para continuar sua carreira profissional, longe de mim a ideia de analisar o lado esportivo dessa vinda, eu queria falar de o impacto que existe na reputação do clube e até no turismo da cidade, e por fim nos questionarmos sobre a importância do futebol da sociedade francesa.

E sim porque com 277 milhões de fãs no Instagram (que representam mais que Neymar e Mbappe juntos) é certo que o jogador fará o Paris ganhar ainda mais notoriedade e os números provam: o jogo do Brest contra o PSG atraiu 2,6 milhões de telespectadores em 158 países . Sem qualquer comparação com os 51.000 de Brest-Montpellier, uma semana antes. O clube de Paris é, portanto, um dos monumentos que contribuem para a fama da capital, como a Torre Eiffel e a Champs Elysée, dói dizer, mas é de fato uma realidade de 2021.

E se você duvida que só Messi pode ter impacto no turismo basta voltar alguns anos e ler um estudo feito em Barcelona que dizia que 6% das pessoas que visitaram a cidade tiveram o principal motivo para ver Lionel Messi jogar no clube, mesmo que seja difícil de aplicar este número na França, podemos facilmente pensar que haverá um pequeno impacto no turismo.

O futebol na França é o esporte líder, então há uma grande representação na sociedade francesa, embora o esporte seja predominantemente masculino (93%). Se o esporte sempre foi popular, existe uma competição que mudou tudo: a Copa do Mundo de 1998, você se lembra dos dois gols de Zidane na final contra quem? 

Zidane celebrando a vitória de 1998




Todos os franceses ficaram muito felizes por terem vencido esta Copa do Mundo em casa pela primeira vez e, além disso, por vencer o melhor time do mundo na época! O Brasil de Ronaldo!

Foi uma grande festa. Todos os franceses se lembram muito bem desse evento e eu também. Mesmo sendo apenas uma criança na época, tenho muitas lembranças dessa Copa do Mundo de 98. E para os franceses, é realmente um momento muito especial.

E a ligação entre essa Copa do Mundo e a imigração foi na época muito importante e muito visível para a seleção francesa. Diz-se às vezes que a seleção francesa é um reflexo da imigração na França. É verdade que a equipe mudou com as diferentes ondas de imigração. Existem jogadores emblemáticos, que são os símbolos desta imigração.

Por exemplo, nas décadas de 1950 e 1960, um dos jogadores mais famosos foi Raymond Kopa, filho de imigrantes poloneses. Um pouco mais tarde, teve Michel Platini nos anos 70 e 80, cujo avô era italiano. E depois, nas décadas de 90 e 2000, Zinédine Zidane, cujos pais eram argelinos. Com estes três jogadores, podemos ver as diferentes ondas de imigração: imigração polaca, imigração italiana e, posteriormente, imigração magrebina, especialmente argelina.

A equipe que representou o “black-blanc-beur” 




O que também é muito interessante com a seleção da França é que durante esta Copa do Mundo de 98, nós comemoramos a seleção preto-branco-beur. "Black-blanc-beur" significa que nesta equipa havia jogadores negros, jogadores brancos e também jogadores árabes. “Beur” é um adjetivo conhecido para descrever os povos de origem árabe.

Na época, a França se orgulhava de seu modelo de integração e de sua diversidade. Ela se orgulha de ter um time com jogadores de cores diferentes. Mas, na verdade, foram principalmente os políticos e em particular o presidente da época, Jacques Chirac, que aproveitaram essa vitória na Copa do Mundo para melhorar sua imagem, para aumentar sua popularidade. Basicamente, a mensagem era dizer: “aí está você, na França existem problemas, existem desigualdades. Mas olhe para a nossa bela seleção da França com um rosto muito colorido. Esse é realmente o sucesso da integração francesa! "

Então, na verdade, foi uma instrumentalização do esporte, uma instrumentalização do futebol. Os políticos usaram este evento para fins políticos. E infelizmente, mais tarde, quando a seleção da França tinha menos sucesso em competições internacionais, naquela época, começamos a criticar a diversidade da seleção da França.

Alguns franceses disseram que havia muitas pessoas de cor nesta equipe e que isso não refletia a verdadeira face da França. Na verdade, quando as coisas vão bem, estamos felizes, dizemos que a França é rica em sua diversidade. Mas quando as coisas vão mal, questionamos o empenho de jogadores de origem estrangeira.

Foi assim que o futebol “moderno” nasceu na França. A partir daquele momento, vimos cada vez mais a política usar este esporte, mas também mais esportistas assumindo posições políticas, o jogador de futebol se tornou um ícone e começou a aparecer nas propagandas, na televisão ganhando sempre mais peso publico se tornando estrelas ao mesmo nível de astros de cinema ou música.




Posts Relacionados