Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Francês
-
29/8/2023

Le 14 juillet

Le 14 juillet


Você conhece com certeza o 14 de julho, pois esta data é conhecida em todo o mundo pela Revolução Francesa.

E se eu lhe perguntar o que estamos celebrando nesta data, você me responderá “a queda da bastilha”.

E você tem razão… na metade…

Vou fazer um breve resumo desse período e apresento alguns links se quiser saber mais sobre o assunto.

Desta forma, você pode impressionar seus amigos com seu conhecimento da história da França.


Em primeiro lugar, é interessante ver o vocabulário usado para este dia histórico se no Brasil falamos de “queda” na França usamos “la prise de la Bastille” (a pegada da bastilha).

É tudo uma questão de ponto de vista, não é? A Bastilha não caiu, foi tomada.


A Revolução Francesa é de fato um período que se estende de 1789 a 1799, período muito violento e onde a França conheceu muitas mudanças políticas.

A revolução surgiu da revolta do povo que estava cansado e desgastado por tantos anos de abuso por parte da nobreza e do clero.

A França atravessa uma grande crise econômica, o reino de Luís 16 não tem mais dinheiro, então ele decide criar novos impostos para os “tiers états” (as pessoas que não pertencem à nobreza ou ao clero).

O povo começou a se revoltar e diante da inatividade da monarquia, decidiu pela revolução.

A tomada da Bastilha é um símbolo porque representa os abusos dos dois regimes autoritários, também é estrategicamente interessante porque havia uma grande quantidade de pólvora e armas de fogo armazenadas.

É comum dizer que a revolução cessou em 1799, data do golpe de Estado de Bonaparte e com a implantação da primeira república.

Para ilustrar este breve resumo, você pode ver esta caricatura da época que representa o estado de espírito de revolta que havia. O idoso representa o povo cansado e esgotado sobre o qual repousam os dois poderes da nobreza e do clero.


Et voilà ! A história deste dia tão importante na França, mas além da história há fatos interessantes para saber, aqui estão algumas das anedotas pouco conhecidas e surpreendentes.



  1. A tradição do desfile dos Champs-Elysées, na verdade, só remonta a 1980. Anteriormente, um desfile militar acontecia, mas mudava regularmente de local.


  1. 14 de julho não comemora la prise de la Bastille. Mas, celebramos “ la Fête de la Fédération”, que aconteceu o 14 de julho de 1790. E celebrou a queda da Bastilha... Uma escolha de referência simbólica que quis evitar a celebração de um ato de guerra em favor de comemorar um momento de júbilo e compartilhamento.


  1. O tradicional baile dos bombeiros data de 1937. Um bombeiro que voltou do desfile de 14 de julho de que participou oferece as pessoas na rua que admiravam seu uniforme uma visita ao seu quartel. O sucesso é tanto que a ideia é rapidamente retomada.


  1. Na França, até 1981, a guilhotina era legal. No entanto, a última execução ocorreu em 1977. Em outras palavras, quando o primeiro Star Wars foi lançado, os condenados ainda estavam sendo guilhotinados na França!


  1. Luís XVI foi executado em janeiro de 1793, 4 anos após o fim da Revolução. Foi julgado por traição e depois guilhotinado.


  1. Durante a Revolução e o Reinado do Terror (5 de setembro de 1793 - 28 de julho de 1794), cerca de 40.000 pessoas foram executadas na guilhotina.


Aqui estão alguns links muito interessantes em francês para saber mais coisas sobre o assunto!


https://www.herodote.net/La_Revolution_francaise-synthese-66.php

https://www.alloprof.qc.ca/fr/eleves/bv/histoire/la-revolution-francaise-le-deroule-et-les -h1474

https://www.geo.fr/histoire/quelles-sont-les-grandes-etapes-de-la-revolution-francaise-201404

https://www.youtube.com/watch?v=l_NyCbdEZ2I





Posts Relacionados