Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Geral
-
29/8/2023

Como aprender um novo idioma de maneira mais fácil e rápida: 6 dicas valiosas

Você está há muito tempo tentando aprender um outro idioma e não sabe o que fazer para tornar esse aprendizado mais dinâmico e mais fácil? Já sabe o básico, ou até mesmo o intermediário, mas não sabe como expandir seu vocabulário e aumentar a fluência? Muitas vezes ficamos presos à um determinado método, ou achamos que aprender línguas está restrito à sala de aula. Mas isso não é verdade. Muito da nossa assimilação de um novo idioma está relacionado à forma como somos expostos a ele.

Existem maneiras mais fáceis e mais rápidas de aprender uma língua e podemos implementá-las no nosso dia a dia com poucos minutos de dedicação.


Separe um tempo para dedicar-se ao novo idioma, preferencialmente todos os dias

Pode ser que você nunca tenha pensado a respeito, mas se você está lendo esse texto agora é porque nos seus primeiros anos de vida aprendeu a se comunicar e dominar um idioma, incluindo o vocabulário, as conjugações verbais e as expressões. Ao aprender sua língua materna, em poucos anos, comunicar-se tornou-se algo perfeitamente natural.

O processo de aprendizado de outro idioma não precisa ser tão diferente. A frequência com que temos contato com um determinado idioma acelera a assimilação de seu vocabulário, expressões e conjugações verbais. Por isso, separe um tempo todos os dias, mesmo que seja alguns poucos minutos, para o estudo do idioma. Você pode fazer aulas de inglês ou um curso de alemão. Você pode ler um artigo, ver o episódio de um seriado, escutar uma música enquanto lê a letra. O importante é entrar em contato o idioma que quer aprender.


Procure por assuntos que despertem o seu interesse

Você já reparou que é muito mais fácil se lembrar das coisas pelas quais você verdadeiramente se interessa? É normal que aprendamos com mais facilidade aquilo que nos motiva, que nos dá prazer ou algum sentido de realização pessoal. Por isso, ao estudar um novo idioma, busque por conteúdos que sejam do seu interesse. Assim, você vai ter uma motivação extra para estudar e vai aprender com mais facilidade.


Encontre o método de aprendizado que funcione melhor para você


Você já deve ter ouvido falar sobre modos de aprendizado. Ou pode ter percebido, durante o colégio, que enquanto algumas pessoas estudavam para a prova lendo, outras preferiam ouvir o professor com muita atenção durante a aula. Havia também alunos que gostavam de fazer resumos com gráficos e esquemas, ou até mesmo músicas.

Isso não acontece de forma aleatória. Mesmo sem perceber, a maioria das pessoas acaba escolhendo o método de aprendizado mais adequado para elas, ou seja, aquele no qual é mais fácil fixar os conteúdos. Alguns especialistas separam esses métodos em três tipos: visual, auditivo e cinestésico.

Esses mesmos métodos podem ser aplicados no estudo de um novo idioma. O visual, como o próprio nome já diz, trata-se de imagens. Utilizar gráficos, diagramas ou esquemas pode facilitar o aprendizado. Ao aprender novas palavras em alemão, por exemplo, você pode escrevê-las e desenhar o que cada uma representa, ou até mesmo procurar e salvar imagens na internet.

Os alunos auditivos registram melhor as informações através dos sons. Se você se identifica, pode ouvir músicas, procurar por podcasts e filmes. Outra dica é ler em voz alta e repetir as palavras novas.

O cinestésico, por fim, é o método utilizado por pessoas que fixam melhor o conteúdo através do tato, por exemplo, em situações práticas. Para essas pessoas é interessante mover coisas, montar, desmontar, tocar. Se você acha esse método mais fácil, pode experimentar procurar o nome das coisas que utiliza em seu dia a dia, ou encenar novas expressões e frases.

Se puder dedicar mais tempo, você pode combinar os três estilos para aprender um novo idioma, mas é interessante perceber qual deles funciona melhor para você. Caso ainda não saiba, uma dica é fazer testes com as três formas e anotar os resultados para avaliar seu desempenho.


Repasse o conteúdo antes e depois das aulas


Mesmo que você tenha apenas 15 minutos livres antes do seu curso de alemão ou de inglês, separe esse tempo para preparar-se, olhar o conteúdo que está estudando e anotar as dúvidas. Da mesma forma, é muito útil repassar o conteúdo ao final das aulas. Uma dica valiosa para aprender inglês é, durante a semana, procurar mais sobre o assunto que estudou e assim expandir seu vocabulário.


Pense em outro idioma

Você já saiu de uma aula de inglês pensando em inglês. Ou mesmo de uma aula de alemão? O idioma não importa, o que importa é que muitas vezes sem nos darmos conta, começamos a pensar no idioma que estamos aprendendo.

Procure momentos do seu dia para mudar a língua em que está pensando. Se isso não for muito natural no princípio, faça um esforço. É normal que seu cérebro prefira pensar em sua língua materna.

Pode parecer estranho, mas essa é uma forma muito eficaz de assimilar um novo idioma. Quando nos mudamos para outro país, por exemplo, aprendemos com mais rapidez pois estamos sendo constantemente expostos ao novo idioma e, muitas das vezes, acabamos nos obrigando a pensar nele.


Comece agora

Aprender uma nova língua é um processo que exige dedicação e empenho, mas que pode ser muito divertido e, principalmente, enriquecedor. Se o desejo de aprender surgiu, não perca tempo, comece agora(Link).

Posts Relacionados