Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Francês
-
29/8/2023

Como faço para começar a estudar Francês?

Bem, se você está lendo estas poucas linhas é porque você deve estar interessado, de perto ou de longe na língua francesa, ou  na sua cultura. Então seja bem-vindo, tome um chá e relaxe, que o meu já está pronto, vou te dar algumas dicas para começar essa fabulosa entretanto nebulosa jornada na língua francesa.

Onde começar?

Na era de toda internet de hoje, é muito fácil se perder nos meandros da web com um podcast, site, vídeo no YouTube, cursos "grátis" que não são realmente, e é bastante normal. Mas seguindo essas dicas, você será capaz de começar a entender a cultura e talvez até algumas palavras em francês.

Para quem é totalmente iniciante, um professor de línguas é essencial, mas você pode baixar um ou dois aplicativos gratuitos como Duolingo, Mondly, Busuu, que já é um excelente começo e com isso você terá um pouco de vocabulário e um começo de gramática.

Para pessoas intermediárias, sabe, aquelas pessoas que aprenderam francês há muito tempo por 3, 6, 12 meses, e que não praticaram por 1, 2, 3 anos... Bom, para vocês, queridos amigos, eu os aconselho a voltar ao trabalho árduo, reabrir seus livros e reler suas anotações. Este não é necessariamente o conselho que você teria gostado de ler, mas funciona muito bem! E não esqueça: você tem chá na mão, então tome um gole e relaxe. Claro que você tem muito conteúdo para se re-acostumar a ouvir no YouTube e  artigos em sites de mídia impressa para ler como Le Monde.

E para alunos avançados, assistir a um filme francês na Netflix com as legendas ativadas (em francês, claro) é um exercício agradável e produtivo!

E depois?

Bem, a esta altura o seu chá deve estar na temperatura ideal, nem muito frio nem muito quente, então tudo o que tenho a fazer é dar-lhe os meus melhores conselhos: aprender uma língua não é apenas fazer exercícios, ler textos e ver filmes, é muito mais do que isso, é aprender a se comunicar em outro idioma, às vezes aprendendo outro linguagem corporal, aprendendo e entendendo uma cultura diferente, sabendo que as palavras só existem em uma só língua (você pensou em "saudades", vai pode contar, eu sei que é verdade 😂). Aprender a história de um país através das palavras e as diferenças de importância que uma palavra tem em um idioma ou em outro faz parte também do processo.

E quando passamos a entender tudo isso, somos apenas um ser mais aberto e compreensível, e isso não é através de um livro ou um aplicativo ou mesmo video-aulas, mas sim com seu professor que deve te servir de esponja para ser capaz de extrair todo o conhecimento e poder transmiti-lo a você.

Sim, sim, eu lhe prometi muitas coisas, no entanto, é preciso que você seja ousado o suficiente para mergulhar.

Você vai adorar sua escolha!

Adorei tomar meu chá com você, até a próxima! 🍵

Posts Relacionados