Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Francês
-
29/8/2023

É possível aprender francês sozinho?

A língua francesa é considerada uma das mais bonitas do mundo pelos brasileiros. Se você chegou até aqui é porque tem pensado em aprender francês e provavelmente pensa o mesmo. É verdade que muitas pessoas consideram a língua francesa uma das mais belas, românticas e sensuais do mundo. Não é a toa, pois o francês tem mesmo um charme, um “je ne sais quoi”.


Para algumas pessoas, o sonho de aprender francês surge timidamente, em meio à vontade de viajar pela França, conhecer Paris e comer um croissant a beira do rio Sena, enquanto lê “Os Miseráveis” em sua língua original; ou até mesmo pelo sonho de conhecer as lindas praias do Sul da França.


Para outras pessoas pode ser a vontade de estudar numa das famosas universidades francesas. De fato, a França é conhecida pela qualidade do Ensino Superior nas áreas do Comércio, Engenharia, Direito e História da Arte. A França é um dos países mais influentes na moda e nas artes.


Mas afinal, diante de tanto sonho e vontade, é possível aprender francês sozinho?


Essa resposta é muito mais complexa do que um simples sim ou não, mas nesse texto vamos lhe dar algumas dicas para começar. Encare esse texto como um empurrãozinho para que você comece a aprender francês sozinho, mas fazendo-o da forma correta.


De nada adianta muita motivação e pouco esforço. Aprender uma nova língua exige dedicação, comprometimento e estudo. Vale a pena? Sim! Muito! É mesmo gratificante quando conseguimos formular as primeiras frases em francês, quando nos comunicamos com um falante nativo de francês e nos fazemos entender. Quase sem pensar percebemos “Eu consigo! Estou falando francês!”


Aprender francês é uma jornada empolgante, especialmente por se tratar de uma língua tão bonita. Ao formarmos nossas primeiras frases em francês percebemos que soa bem aos ouvidos, parece mesmo que as palavras encaixam-se umas nas outras e a língua flui com muita suavidade. 


Agora vamos falar do que é preciso para aprender francês sozinho, acompanhe:


Planeje-se para estudar francês com consistência


O primeiro passo é fazer o seu planejamento de estudos e definir os seus objetivos. Qual é o intuito de aprender? Em quanto tempo? Seu objetivo é aprender francês para se comunicar em uma viagem ou desenvolver vocabulário em uma área específica?


Por exemplo, você pode planejar-se para atingir o nível A1 em 6 meses; ou pode definir que deseja estar apto para ler livros em francês em 1 ano. De preferência escreva esses objetivos e deixe-os num lugar em que possa consultar sempre.


Prepare-se para separar muito tempo em sua agenda


Em seguida você precisará traçar um plano de estudos realista, considerando o tempo que você possui disponível para o estudo do francês. Organize os horários em sua agenda de forma que você possa dedicar tempo ao francês, se possível diariamente.


Um dos pontos negativos de estudar francês sozinho é o tempo. Quando você aprende uma nova língua sem ajuda de um professor precisará testar vários métodos e rever o conteúdo várias vezes até que você realmente assimile o que é ensinado. 


Além disso, dependendo da complexidade do conteúdo, pode ser que você precise ler vários livros, gramáticas e materiais auxiliares em francês antes de encontrar um que explique de uma forma mais completa. É verdade que existem métodos que funcionam bem com várias pessoas, mas isso não é uma regra. 


Em contrapartida, ao estudar francês com um professor, ele será capaz de identificar suas fragilidades e deficiências e explicar o conteúdo de uma maneira que você assimile mais rapidamente. 


Portanto, para estudar francês sozinho você vai precisar de mais tempo e também mais determinação. Muitas vezes, achamos que aprendemos algo, mas não conseguimos identificar exatamente no que estamos errando.


Aprenda francês com método


Não adianta simplesmente ir lendo conteúdos sobre regras gramaticais do francês aleatoriamente na Internet. Algumas especificidades da gramática francesa são mais fáceis de serem assimiladas num determinado nível de domínio da língua.


O Quadro Europeu de Referência para a Língua divide o domínio da língua francesa em 6 níveis:


A1 – Iniciante: o aluno é capaz de interagir em conversações simples em francês.


A2 – Pré-intermediário: ao concluir esse nível do francês o aluno é capaz de fazer descrições, expressar opiniões e falar sobre estudo ou trabalho.


B1 – Intermediário: essa etapa é muito importante pois é um nível de consolidação do conhecimento. As bases do francês precisam estar sólidas para que você consiga se comunicar de forma clara e coerente.


B2 – Avançado: a maior parte das Universidades da França exigem esse nível de conhecimento.


C1 – Superior: o aluno consegue utilizar a língua francesa com autonomia e flexibilidade.


C2 – Especialização: o estudante tem pleno domínio da língua e consegue se expressar com precisão.


Separe materiais complementares para ampliar o estudo do francês


Para aprender francês sozinho, o ideal é dedicar algumas horas por semana para ver um filme, uma série ou ler um livro em francês. Além de familiarizar-se com o novo idioma você também aprenderá mais sobre a cultura francesa.


Acompanhe o conteúdo que nós do Instituto Stephanie Lich disponibilizamos no blog. Em nosso site indicamos livros, músicas, séries e filmes para que nossos alunos aprendam se divertindo!


Sempre que possível faça aulas particulares em francês


É possível começar a aprender a falar francês sozinho, porém, algumas aulas particulares podem fazê-lo dar grandes saltos no aprendizado. Se você não quer ou não tem condições de gastar com aulas de francês agora, experimente anotar as suas dúvidas e os conteúdos nos quais tem mais dificuldade. Assim, quando for fazer sua aula particular de francês você já sabe exatamente o que perguntar para o professor!


No Instituto Stephanie Lich nós sabemos que os alunos possuem ritmos e objetivos distintos, por isso, temos várias opções de aulas em francês, individuais ou em grupo. Além disso, as aulas podem ser feitas online! Experimente fazer uma aula particular de francês conosco e dê o primeiro passo para fazer do seu sonho uma realidade.


Posts Relacionados