Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Alemão
-
29/8/2023

Mini-Grammatik: Gêneros dos substantivos em alemão

Os gêneros gramaticais em alemão são para muitos um assunto complicado, principalmente se tomarmos como base a nossa língua materna que é o português. Em português nós temos dois gêneros: masculino e feminino. Já no alemão nós temos TRÊS gêneros: masculino, feminino e neutro. O que deixa muitos confusos é tentar aplicar as nossas noções de masculino e feminino no alemão, por exemplo: para nós garota é feminino, para os alemães “Mädchen” é neutro.

A questão é muito mais profunda, pois não podemos tomar como premissa a nossa língua como base para outras, cada língua é diferente e uma coisa já ficou clara, os gêneros gramaticais não são universalmente percebidos do mesmo jeito. Nós não podemos deduzir determinados gêneros através de suas características, por exemplo, o que determina a cadeira ser feminina e não masculina como no alemão, der Stuhl. O gênero, portanto, não é uma distinção muito útil, cada língua tem sua percepção para eles.

Sabendo disso, com a mente mais aberta para os diferentes gêneros, podemos olhar mais de perto para o der, die, das do alemão.

Der – masculino
Die – feminino
Das – neutro

Embora sempre haja exceções e deve-se, portanto, sempre aprender o gênero junto com os substantivos, há algumas regras que podem facilitar na hora de saber se é der, die ou das.

Der

↠ A grande maioria das palavras terminam em -er pertencem ao gênero masculino.

↠ Todos os dias da semana, meses e estações do ano são masculinas.

↠ As palavras relacionadas ao “mundo masculino”, por exemplo: pai, irmão, tio, avô e profissionais do gênero masculino.

Die

↠ A maioria das palavras terminadas em -e são femininas.

↠ De igual forma a grande maioria das palavras terminadas em -ung, -keit, -keit, -tät.

↠ As palavras relacionadas ao “mundo feminino”, por exemplo: tia, mãe, irmã, avó e os profissionais do gênero feminino, uma observação relevante é que essas palavras relacionadas à profissão feminina tendem a acabar com -in.

Das

↠ A grande maioria das palavras terminadas em -chen ou -lein são neutras.

↠ A maioria dos substantivos que começam com -Ge.

↠ Os substantivos derivados de verbos também são neutros, por exemplo: verbo essen, substantivo das Essen.


Como se pode perceber existem algumas estratégias que facilitam a identificação do gênero, mas lembre-se estamos falando de alemão, nessa língua sempre tem ao menos uma exceção, então o melhor é aprender o gênero sempre junto com o substantivo. Espero que esse post possa ter facilitado a vida em relação ao gêneros dos substantivos. 😊



Posts Relacionados