Obrigado! Você passará a receber nossas novidades.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Alemão
-
29/8/2023

8 dicas para se preparar para estudar na Alemanha

Você sempre desejou estudar fora e quer saber como se preparar para estudar na Alemanha? O país europeu se tornou o destino de muitos jovens que buscam novos desafios no campo acadêmico e profissional. A propósito, um bom curso de Alemão pode melhorar sua experiência!


Por isso, listamos a seguir 8 dicas para se preparar para estudar na Alemanha. E, claro, começamos pelas aulas de Alemão!

Procure por aulas de Alemão antes de viajar

A Alemanha é um destino incrível e muito cobiçado por estudantes. Mas como lidar com um idioma que parece ser distante da realidade do português? Saber inglês ajuda, sem dúvidas, mas a melhor maneira de se preparar para estudar na Alemanha é fazendo um curso de Alemão.


Ter uma boa noção sobre o idioma e a cultura do país serão essenciais para aprimorar sua experiência. Por isso, é importante fazer aulas de alemão para se aprofundar, pois muitas instituições acadêmicas solicitarão o certificado de proficiência na língua. 


Você pode acelerar o processo de aprendizado da língua com aulas de Alemão direcionadas para seus objetivos. O acompanhamento de perto de professores capacitados contribui para atingir suas metas rapidamente. 

Conheça os testes de proficiência

Para estudar na Alemanha, é possível que você precise comprovar conhecimento no idioma. O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas estabelece uma escala de avaliação do nível de proficiência. Ele varia entre A1 (básico - iniciante) e C2 (proficiente).

Existem quatro principais exames de proficiência:

  • TestDaf: cobra um grau de conhecimento do idioma entre os níveis B2 (independente) e C1 (avançado), avaliando leitura, escrita, compreensão auditiva e conversação.
  • DSH: aplicado apenas na própria Alemanha pelas universidades nas quais o candidato deseja estudar, antes do início do curso. Atesta os níveis B2, C1 e C2.
  • Goethe Zertifikat: aceito por todas as universidades alemãs, é um teste com versões diferentes para cada nível de proficiência (do A1 ao C2).
  • telc: aplicado somente na Alemanha, vai do A1 ao C2 e se divide entre conversação, compreensão auditiva, escrita e leitura. 


Perceba que cada um dos testes tem uma estrutura particular. Por isso, ao se perguntar como se preparar para estudar na Alemanha, conheça bem esses exames. Fazer um curso de alemão direcionado para a prova que você realizará é muito importante. As aulas devem se voltar para desenvolver cada uma das habilidades exigidas, ok?

Encontre uma universidade na Alemanha

Na Alemanha, o ensino superior é composto por Universidades, Universidades de Ciências Aplicadas e Faculdades de Arte, Cinema e Música. Há, também, as Duale Studium, que combina a universidade de educação cooperativa para cursos de estudos acadêmicos com o treinamento vocacional ou estágios práticos em empresas.


Quer aprender como se preparar para estudar na Alemanha? Saiba em qual universidade você deseja entrar. Cada instituição oferece áreas de especialização distintas. Saiba a diferença entre elas e escolha aquela mais adequada para realizar seus sonhos.

Escolha seu curso

Após decidir sua universidade, é hora de escolher o curso. Os bacharelados possuem 6 semestres de duração, enquanto o mestrado dura entre 2 e 4 semestres. 


Os bacharelados mais comuns são os de Ciências (BSc), Artes (BA) e Engenharia (BEng). Todos proporcionam uma série de especializações. Há também muitos cursos de doutorado. Mais uma motivo para fazer aulas de Alemão em sua preparação.

Aprenda os requisitos para a admissão em uma universidade alemã

O próximo passo para aprender como se preparar para estudar na Alemanha envolve os requisitos de admissão na universidade escolhida. Em geral, você deve:

  • Ter concluído o ensino médio (admissão em um curso preparatório/exame de avaliação);
  • Ter concluído 1 ano acadêmico em uma instituição de ensino superior (admissão direta em bacharelado em áreas de estudo relacionadas à que você estudou antes);
  • Ter concluído um bacharelado (admissão direta em uma universidade alemã em qualquer área de estudo).


De toda forma, sugerimos contactar a instituição escolhida para conhecer os requisitos específicos para o curso que deseja fazer.

Prepare-se para superar a concorrência

Estudar na Alemanha é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo. São milhares de inscrições de estudantes estrangeiros. Por isso, para saber como se preparar para estudar na Alemanha, fique atento às seguintes dicas para superar a concorrência:


  • Tenha um bom currículo acadêmico: enquanto está se preparando no Brasil, participe de cursos extracurriculares e programas que podem melhorar seu currículo. É algo bem valorizado nas universidades estrangeiras.
  • Seja persistente: é provável que você recebe um “não” de alguma instituição devido à concorrência. Mas verifique o que pode ser melhorado para ser aprovado(a) eventualmente.
  • Invista em aulas de alemão: um ótimo resultado no exame de proficiência pode ampliar suas possibilidades.

Conheça as condições para solicitar o visto

O visto é necessário para entrar na Alemanha em muitos casos. Se sua estadia for menor do que 90 dias, não é preciso pedir um visto. Você precisará apresentar um passaporte válido, as passagens de ida e volta, um seguro de viagem e o recibo da hospedagem no país (com a data de entrada e saída). Além disso, será necessário comprovar condições financeiras para se manter no país (em torno de 50 euros por dia).


Para quem ficará mais de 90 dias, será preciso cumprir as formalidades com o visto. A solicitação é feita na Embaixada e no Consulado da Alemanha no Brasil. Verifique no local os documentos necessários para solicitar o documento, o que varia de acordo com a nacionalidade, o motivo da viagem, e a duração de sua estadia no país. 

Faça um planejamento financeiro

Por fim, ao saber como se preparar para estudar na Alemanha, você chegará à conclusão que é preciso ter um planejamento financeiro. Ainda que consiga uma bolsa integral, será preciso comprovar que tem condições de se manter no país durante os estudos. 

Além disso, você deve considerar as despesas com:

  • Alimentação e passagens do dia a dia;
  • Cartão internacional para emergências;
  • Taxa de inscrição no curso;
  • Seguro de saúde válido;
  • Moradia;


Nossa dica é buscar formas de financiar seus estudos na Alemanha. Existem bolsas de estudo de diversas organizações, como Bolsas Erasmus e o programa Goethe Goes Global. 


Aprender como se preparar para estudar na Alemanha é o primeiro passo para quem pretende se aventurar no país. As aulas de Alemão são fundamentais para lidar com as situações do cotidiano e ter uma melhor experiência. 


Que tal começar aprendendo algumas expressões em Alemão?


Posts Relacionados